quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Inova no JC

Jornal do Commercio 26/09/2007

Evento discute TI e Educação Seminário Inova de Educação e Tecnologia se encerra amanhã, com divulgação de pesquisa sobre perfil de qualificação exigido por empregadores Vai até amanhã o Seminário Inova de Educação e Tecnologia, promovido pela organização não-governamental (ONG) Academia para o Desenvolvimento da Educação do Brasil (ADE Brasil). O Seminário ocorre no Hotel Recife Palace. O evento discute o impacto da educação no desenvolvimento econômico do Estado. Um dos momentos mais esperados é a divulgação, amanhã, de uma pesquisa encomendada pelo Porto Digital e realizada pela própria ADE Brasil sobre o perfil de qualificação exigido pelos empregadores, bem como o tipo de profissional que está entrando no mercado.

Em cada dia do ciclo de seminários será abordado um tema diferente. Hoje, o tema é a sinergia entre educação, formação profissional e produtividade. Os trabalhos começam com a palestra do presidente do Instituto Co-Responsabilidade de Ensino (ICE) e presidente do conselho da Phillips, Marcos Magalhães.

Em seguida, haverá debate com o tema Mercado de trabalho, educação e o papel do setor privado: existe sinergia nas áreas para a formação profissional?, com o secretário executivo de Planejamento e Gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), Alberto Sabino Galvão, além do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai-PE), Antônio Carlos Maranhão.

Na parte da tarde, a discussão continua com o tema O papel do setor privado na mobilização de iniciativas de educação e formação profissional.

Amanhã, as atividades abordam o papel da indústria de TI para a economia de Pernambuco. O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, apresentará a pesquisa realizada pelo ADE Brasil, que mapeia a demanda e a formação do profissional de TI no Estado.

Os resultados do estudo serão debatidos ainda pela manhã, com a presença do presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro), Edmundo Godoy de Mendonça, além do coordenador do curso de ciência da computação da UFPE, Alexandre Mota, e do diretor-presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Joaquim da Costa. O debate será mediado pelo repórter deste JC, Jacques Waller.

O evento segue com o debate sobre políticas públicas na área de TI em países emergentes, com o presidente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Carlos Ferraz, além do secretário-executivo de Tecnologia e Inovação em Educação da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectma), Arnóbio Gonçalves de Andrade e o presidente do Softex-PE, José Cláudio Oliveira.

LINK: http://jc.uol.com.br/jornal/2007/09/26/not_250749.php

Nenhum comentário: