terça-feira, 25 de setembro de 2007

Integrantes da mesa


A mesa de discussão teve início no final da manhã, com a participação de Lavínia Moura (Coordenadora do projeto de qualificação profissional do DIEESE), José Armando Valente (Professor doutor da UNICAMP, especialista em educação utilizando a tecnologia de informação), e Eric Rusten (diretor de novos empreendimentos da AED – Academy for Educational Development, EUA). O tema central foi a pergunta: Qual a educação necessária para o Brasil engrenar em um ciclo de desenvolvimento? Lavínia Moura iniciou a explanação falando sobre a desigualdade na educação, a falta de mão-de-obra qualificada, e sobre como o DIEESE vê o aspecto educacional como uma dimensão importante para o desenvolvimento. “A educação garante não só a cidadania, mas a inserção e permanência do jovem no mercado de trabalho”, disse a representante do DIEESE, que complementou dizendo que a educação dialoga com vários outros segmentos e reforçou a importância da integração de outros setores na busca por soluções.

Quem seguiu a discussão da mesa foi o professor da UNICAMP, José Armando Valente, que dimensionou a questão da necessidade de se construir novos conceitos de aprendizagem. “Primeiro é preciso entender a diferença entre ensinar e aprender. A escola deveria ser geradora de conhecimentos e não apenas uma transmissora de informação”, revelou Valente. O professor disse, ainda, que a educação brasileira trabalha conceitos inversos de ensino. “A escola prioriza muito a questão do conceito e deixa a ação para depois, o que não é bom para os alunos”, completa. O professor acrescenta que o uso da tecnologia disponível faz a gente entender como é que sendo usado esse conceito de ensino.

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